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5 pontos que demonstram que você está sem foco em seu negócio
A vida de negócios é uma constante maratona, cujo objetivo principal é o crescimento da empresa em todos os aspectos. Manter o ritmo não é uma das tarefas mais fáceis, porém, necessária para a garantia de sobrevivência no mercado competitivo. Porém, manter o foco nesse processo pode ser o maior dos desafios para muitos empresários. As necessidades diárias da empresa pedem urgência, o mercado pede urgência e a agenda está sempre sendo “atropelada” por compromissos. Como manter o foco no que realmente é relevante para o momento que a empresa está vivendo?
Boa parte dos empresários percebe que estão sem foco apenas quando surgem problemas sucessivos dentro da sua empresa. A realidade é que quando estes se tornam perceptíveis é porque já tomaram grandes proporções e, por esse motivo, tornam-se mais difíceis de serem solucionados. Você já se deparou com uma situação semelhante na qual parecia impossível avançar com a sua empresa? Ou até mesmo vive se perguntando como evitar que a falta de foco prejudique o futuro do seu negócio? Identificamos 5 pontos que podem demonstrar a que par estar o seu foco:
1 – Má gestão do tempo:
24hs parece pouco para você? Um dia de trabalho não rende e a sua produtividade já não compensa. A ausência ou má gestão do tempo de trabalho diz muito sobre o seu foco nas atividades que desenvolve durante o dia e até mesmo nas pensadas a longo prazo. Sem uma gestão adequada do tempo destinada para cada atividade, por mínima que seja, será muito fácil se ver perdido em longas reuniões que poderiam ser resolvidas com um simples e-mail, por exemplo. Quando não administramos até mesmo o período em que nos dedicaremos para responder e-mails, a probabilidade de não termos tempo para tomar decisões e pensar novas propostas para a empresa torna-se alta.
2 – Acúmulo de Atividades:
A ausência de foco é observada claramente no acúmulo de atividades. Sabe aquela atividade que está se protelando há semanas e você nunca consegue se debruçar? Não importa quantas vezes o seu lembrete na agenda avise, você simplesmente acaba adiando e priorizando outras em detrimento dessa. O acúmulo de atividades é um sintoma claro da falta de foco no que realmente você precisa debruçar a sua atenção. O resultado costuma ser muitas atividades aleatórias sendo resolvidas, quando as verdadeiramente importantes e que causam impacto em seu negócio são deixadas para trás. Ter foco é saber administrar o que é urgente e o que é prioridade!
3 – Prioridades Invertidas:
Existem inúmeras reuniões para serem marcadas, porém a prioridade não é avaliada. Resultado: sucessivas horas dedicadas a clientes que não fecham negócio e a perca de muitos que realmente estavam interessados, mas que esperaram muito o seu retorno e desistiram. Lhe parece familiar esse cenário? Pois bem, prioridades invertidas demonstram o quanto o seu negócio pode estar perdendo o foco no que realmente é prioritário! Você precisa ter controle claro sobre o que merece atenção principal e sobre o que pode esperar mais algumas semanas. Caso contrário, estará sabotando o seu próprio negócio, ora tomando atitudes precipitadas, ora adiando decisões importantes. Liste as suas prioridades e mantenha o foco sobre o seu negócio!
4 – Ideias Conflitantes:
Quanto mais ideias e projetos melhor? Nem sempre! Se você não consegue administrar completamente um objetivo como poderá dar conta de diferentes projetos ao mesmo tempo? É muito comum que empresários tenham a mente criativa e, por isso, constantemente desenvolvam ideias que parecem mirabolantes, porém, quando colocadas na ponta do papel e analisadas a fundo, demonstram o quanto são inviáveis. Nada há de errado em desenvolver diferentes projetos, o problema é quando nem ao menos um está bem administrado e é deixado pela metade porque uma nova ideia surgiu. A falta de foco faz com que, muitas vezes, empresários se percam em meio ao seu excesso de ideias. O resultado é a perca de bons projetos, porque não saíram do papel ou o fracasso de alguns que não tiveram a atenção necessária.
5 – Ausência de Planejamento:
Sem planejamento não há como existir foco! O planejamento é a base de uma empresa, a peça chave que norteia o seu desenvolvimento e direciona os seus objetivos. Um ponto claro que demonstra a ausência de foco dentro de um negócio é quando este não possui um planejamento, muito menos metas claras. As decisões são tomadas no calor do momento, sem uma avaliação a curto e longo prazo, contribuindo para que a empresa corra riscos. Planejar-se é estar um passo a frente dos problemas, é ter uma visão panorâmica sobre os negócios da sua empresa. Não existe crescimento “mágico” baseado em sorte, crescimento empresarial é resultado de foco no planejamento!
Preparar a sua empresa para o futuro no mercado é manter o foco no resultado. Lembre-se disso!
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