Como gerenciar o Google Business de empresas?

Você já ouviu falar da ferramenta Google Business? Também conhecida como Google Maps, ela é bem mais útil e importante do que boa parte das empresas imaginam.

O Google Business é responsável por indicar a localização da sua empresa quando pesquisada na internet. Além disso, fornece informações como: endereço completo, telefone, site da sua empresa e avaliações dos seus clientes.

Essas avaliações são mensuradas pela quantidade de classificação de estrelas que os usuários indicarem para os seus serviços. Somados à classificação, os internautas podem adicionar comentários sobre suas experiências relacionadas à marca. É nesse ponto que entra a importância da sua empresa realizar um bom gerenciamento do Google Business.

Já imaginou um potencial cliente pesquisa pelos seus serviços e se depara com uma chuva de avaliações e comentários negativos?

Certamente, isso refletirá em uma má impressão da sua empresa e até mesmo afastará esses potenciais clientes de contratar os seus serviços. Sem contar que, na internet, os usuários superestimam as experiências anteriores de outros usuários antes de se aventurarem. É como uma cadeia de indicações que é constantemente alimentada por referências de terceiros.

Atentar-se para o bom relacionamento com o cliente, através da ferramenta Google Business é, sem dúvida, uma excelente medida para o fortalecimento da marca.

Como gerenciar o Google Business da minha empresa?

 

 Crie uma conta

O primeiro passo é criar a conta da sua empresa no Google Business. E antes que você pense que pode demorar dias para isso, saiba que é muito rápido e prático. Basta fornecer informações de nome, e-mail e criar uma senha de acesso. É com ela que você vai acessar sempre a sua conta e realizar o gerenciamento.

 Forneça todas as informações solicitadas

Não basta apenas criar a conta da sua empresa no Google Business. Você precisa preenchê-la com o máximo de informações possíveis sobre a sua empresa para que os seus clientes possam ter acesso aos principais detalhes.

Não deixe espaço para dúvidas como: o endereço e telefone, que são os principais meios deles encontrarem os seus serviços. Além disso, forneça também imagens do seu negócio, vale também para produtos, se for o serviço oferecido por sua empresa.

O importante é que o seu potencial cliente saia da pesquisa com as informações básicas completas.

 Atenção com os comentários dos usuários

Como falamos no início do artigo, umas das possibilidades que o Google Business oferece é a de avaliação dos usuários. Por esse motivo, merece a atenção devida da empresa. Já que as avaliações facilmente podem facilmente influenciar outros potenciais clientes.

É importante ressaltar que, conforme a frequência de interação da sua empresa aumentar, isso irá incentivar a participação de outros usuários. Vale aqui então, o monitoramento diário da sua conta, dessa forma, os seus clientes não irão correr o risco de terem um retorno tardio da dúvida.

Sem contar com a possibilidade do mesmo potencial cliente ter feito contato com outras empresas, através do Google Business delas e obter resultado mais rápido. Com certeza ele não vai querer aguardar mais dias por uma resposta da sua empresa.

 Aplique o feedback

Apenas responder aos comentários sem avaliar a fundo as sugestões do cliente podem ser um “tiro no pé”! Isso porque, caso a situação seja recorrente e nada mudar, o cliente facilmente saberá que não está sendo ouvido. Por isso, não prometa mudanças se não estiver, de fato, disposto a realiza-las.

É importante que o seu cliente ganhe confiança com a sua marca e se sinta à vontade para interagir com ela. Da mesma forma, pessoas gostam de saber que estão interagindo com pessoas e não com robôs. Sendo assim, tente humanizar ao máximo a comunicação que irá utilizar no Google Business.

E o resultado? É real?

Agora, você pode estar se questionando: “será que todas essas ações são verdadeiramente importantes?”, “como posso ter a certeza de que não estarei perdendo tempo?”. O bom gerenciamento do seu Google Business pode fazer com que mais potenciais clientes entrem em contato com a sua empresa através dos contatos oferecidos.

Além disso, a sua ficha de cadastro terá uma maior visibilidade, devido ao número de pessoas para as quais ela irá aparecer.

E então, já correu para criar a conta da sua empresa?