Google Chrome bloqueia anúncios abusivos em 2019

Abordaremos a questão dos anúncios abusivos na internet e destacaremos as medidas tomadas pelo Google Chrome para combater esse problema.

Desde o dia 09 de junho de 2019, os anúncios considerados abusivos pelo Google Chrome foram bloqueados em todo o mundo, para a felicidade dos usuários. É comum entre os usuários da internet relatos sobre algum tipo de experiência abusiva com anúncios, que podem ser através de uma aba de bate-papo falsa à até um direcionamento automático contra a vontade da pessoa.  

Os anúncios abusivos são um problema real que os internautas enfrentam diariamente. Quantas vezes você ficou extremamente irritado ao clicar em um banner de anúncio por acidente e foi direcionado automaticamente para outro site? Provavelmente, inúmeras vezes! Mas fique tranquilo, pois todos nós já passamos por experiências como essas. 

Ciente de todas essas reclamações, o Google vem trabalhando no Chrome, a fim de garantir experiências positivas para aqueles que pesquisam em sua plataforma.  

O Google vem ampliando a cada dia a sua maneira de lidar com as práticas negativas de anúncios. Desde o ano de 2017, ele estuda medidas para tentar impedir os anúncios abusivos. O ad blocker, aplicativo e extensão do Chrome, funciona como um bloqueador para anúncios que abrem sozinhos quando se navega em uma página e que se sobrepõem ao conteúdo da tela.

O ad blocker faz parte do lançamento do Chrome 71 (atualização do navegador do Chrome). A característica mais marcante desse lançamento do Googlediz respeito, sobretudo, a publicidade enganosa. Com esse novo recurso, caso os usuários encontrarem algum tipo de publicidade fraudulenta no site, o Chrome consegue bloquear este tipo de propaganda.

No entanto, os proprietários de sites podem ficar tranquilos, pois o Google Chrome irá disponibilizar uma espécie de relatório de experiências abusivas, sendo possível verificar se a página consta no relatório para que, posteriormente, façam a correção ou remoção dos anúncios exatos. Segundo o site Tecnoblog, o Google encontrou até então 12 tipos de anúncios abusivos, sendo 04 encontrados nos desktops e 08 nos aplicativos móveis (como tablet e celular).

Anúncios de propagandas abusivas no desktop:

  • anúncios em pop-up;
  • anúncios que cobrem o conteúdo ao
    abrir a página e têm contagem regressiva;
  • anúncios em vídeo com autoplay e som
    ativado;
  • banners grandes e fixos.

Anúncios de propagandas abusivas em dispositivos móveis (celulares e tablets):

  • anúncios em pop-up;
  • anúncios que cobrem o conteúdo ao
    abrir a página (com ou sem contagem regressiva);
  • anúncios que cobrem o conteúdo ao
    rolar a página e têm contagem regressiva;
  • anúncios de tela cheia que aparecem
    durante a rolagem;
  • anúncios em vídeo com autoplay e som
    ativado;
  • anúncios com densidade maior que
    30%;
  • anúncios animados que piscam;
  • anúncios grandes e fixos.

 

Como instalar essa nova versão no Chrome 71?

Os usuários do navegador Web do Chrome tem que verificar se o navegador exibe a atualização disponível. Para maiores informações referente à esta atualização do Chrome, vale a pena acessar o site oficial do navegador: https://www.google.com/chrome/.

Os usuários de dispositivos móveis também possuem uma atualização do Chrome 71 em seus dispositivos. Basta atualizar suas instalações baixando o Chrome no Google Play para Android e também no App Store da Apple para IOS. Atualmente, é provável que esta atualização já esteja configurada nos dispositivos mais recentes.

 

Como essa atualização afeta no trabalho dos profissionais de marketing

Para os profissionais de marketing essa mudança é muito importante, pois possibilita uma ampliação da publicidade de qualidades aos navegadores.

Essa medida do Google não privilegia somente os usuários a terem uma melhor experiência de navegação on-line, como também ajuda os profissionais de marketing, pois os proprietários de sites tendem a melhorar a publicidade em suas páginas.

Sendo assim, é importante a presença de bons profissionais de marketing auxiliando nesse novo cenário, contribuindo com a diminuição dos anúncios abusivos e implementando ações compatíveis com as diretrizes do Chrome, assim como melhorando a experiência dos usuários na Web.