Durante as pesquisas na web, é comum encontrarmos conteúdos que respondem a perguntas sobre “como fazer uma crepioca” à até “o que é um influencer de marketing”. Estas e muitas outras dúvidas dos usuários estavam no ranking das palavras-chave mais pesquisadas pelo Google em 2018.
As “keywords”, conhecidas popularmente como palavras-chave, são definidas por termos que resumem de forma geral os temas de um texto, ajudando profissionais da comunicação a acompanhar e identificar tendências. Para o marketing digital, encontrar as palavras-chave certas e utilizá-las corretamente é de fundamental importância na busca de um produto ou serviço, principalmente para que o produto alcance o público-alvo desejado.
As palavras-chave fazem parte das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) utilizadas pelas agências digitais para fornecer alcance e engajamento aos conteúdos produzidos. O intuito é fazer com que esses conteúdos ganhem relevância para o Google, sendo bem posicionados e, por consequência, mais vezes vistos e acessados pelos usuários.
A importância das palavras-chave
As palavras-chave são muito importantes, pois criam uma espécie de ligação entre o que as pessoas pesquisam e os conteúdos sugeridos para elas. Essas palavras têm, como objetivo principal, direcionar o tráfego orgânico para o site, blogs e/ou redes sociais de determinada empresa ou marca.
Não adianta apenas determinar as palavras-chave para sua página, é necessário criar conteúdos atraentes, fornecendo para os possíveis consumidores informações úteis e atrativas.
Este modelo de marketing, que atua nas produções de conteúdo para a internet, chama-se Marketing de Conteúdo. Nele, as palavras-chave são essenciais, pois são através delas que se captura o público-alvo e, com isso, o torna um possível consumidor.
Se você possui uma empresa, marca ou negócio, e gostaria de obter resultados satisfatórios na web, é necessário trabalhar com as palavras-chave que são relevantes para o seu segmento, através de conteúdos atraentes para que seu público encontre seu produto na internet.
O Google dispõe de diversas ferramentas de otimização e a inserção de palavras-chave é uma delas. Há a possibilidade de otimizar o processo de busca ao classificar sua página com palavras atraentes.
Além disso, é possível impulsionar o seu negócio na plataforma com a mídia paga. O Google AdWords, conhecido também como Google Ads, é o sistema de publicidade do Google. Através desse canal, os anunciantes podem fazer uma espécie de lance, ou seja, investir financeiramente em determinadas palavras-chave para que seus anúncios apareçam entre os primeiros na lista de resultados da pesquisa do Google.
Como anunciar no Google AdWords?
Muitas empresas não sabem por onde começar quando o assunto é anunciar no Google AdWords. E sabemos que, atualmente, a publicidade on-line com o Google Ads é uma das formas mais eficazes de alcançar novos clientes e, consequentemente, expandir os negócios.
Para anunciar no Google AdWords é preciso criar uma conta na plataforma. Esse processo é bem simples e rápido. Após isso, será necessário configurar a sua conta para começar a realizar as campanhas.
A maioria dos anunciantes não possui domínio das ferramentas do Google e acabam perdendo tempo e dinheiro nesse processo. Contratar uma agência digital especializada pode contribuir com um bom resultado ao anunciar seu produto ou serviço no Google AdWords. Os profissionais de marketing farão toda a diferença no processo de otimização de conteúdos no seu site e no gerenciamento da sua conta do Google AdWords.
Esses profissionais são capacitados a trabalhar utilizando as palavras-chave e, além disso, gerando ideias criativas para que seu negócio seja facilmente encontrado no ambiente on-line. Um sistema muito utilizado por essa publicidade online é o Play Per Click (método de propaganda paga conforme cliques do usuário). Essa estratégia de anúncio permite que as marcas e usuários paguem pelos melhores espaços nas páginas de resultados do Google.
Por essa razão, analisar o ranking com as palavras-chave mais pesquisadas pelo Google é fundamental para a criação de anúncios e conteúdos para a sua empresa, pois possibilita aos profissionais de marketing criarem novas estratégias para seus clientes.