Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

As redes sociais se tornaram parte integrante do cotidiano do povo brasileiro, desempenhando um papel importante na comunicação, troca de informações, entretenimento e até mesmo uso comercial.

O Brasil é considerado um dos países mais conectados às redes sociais do mundo. A população brasileira é um povo bastante conectado, pois encontram-se online, em média, mais de quatro horas por dia. A maior parte desse tempo é ocupada por navegações em alguma rede social, como o Facebook, Instagram ou Whatsapp.

Sabemos que as redes sociais são muito utilizadas em todo o mundo e no Brasil não seria diferente. Elas já fazem parte do cotidiano das pessoas e, atualmente, são uma importante ferramenta que auxilia na comunicação, troca de informações, entretenimento e uso comercial.

Você sabe quais são as favoritas dos brasileiros?

Redes sociais mais populares no Brasil

1º – Facebook

Podemos afirmar que os brasileiros são apaixonados pelo Facebook, pois mais de 100 milhões de usuários estão cadastrados e ativos na plataforma. Este é um número surpreendente, concorda? Isso acontece porque o Facebook é uma rede social muito eclética, possuindo a facilidade de realizar várias funções em uma mesmo post e exibindo diferentes mídias em seu feed.

Nesta plataforma é possível ser usuário de um perfil pessoal e, ao mesmo tempo, administrar uma página comercial. Ou seja, o Facebook serve para gerar negócios, encontrar pessoas e até criar grupos com afinidades em comum. Não é à toa que o “Face” lidera o ranking das redes sociais mais usadas no Brasil.


2º – WhatsApp

A maioria das pessoas que possuem um smartphone tem o aplicativo do WhatsApp. O WhatsApp é a rede social de mensagens mais popular entre os brasileiros. Provavelmente alguém já solicitou o seu “Zap”, não é mesmo?

Através desse aplicativo é possível fazer chamadas de voz e de vídeo, o que facilita a comunicação entre pessoas sem a necessidade de gastar créditos do celular ou o pacote de voz. Todas essas vantagens estão inclusas nos pacotes de dados de cada operadora, sem falar que é possível se conectar ao Whatsapp pelo computador.

Pela facilidade do acesso, muitas empresas também aderiram ao uso do WhatsApp, mais uma das redes sociais mais usadas no Brasil. É comum encontrar nos perfis das redes sociais de empresas e marcas, os links que direcionam os usuários para o aplicativo. Somente no Brasil são mais de 120 milhões de usuários.


3º – Youtube

Trabalhando com o formato de vídeo, o Youtube é considerado a maior plataforma de vídeo do mundo e uma das redes sociais mais usadas no Brasil. A plataforma ganhou força, principalmente pelos youtubers e os canais de entretenimento.

Ser youtuber virou sinônimo de prestígio e sucesso entre uma parcela da população brasileira. Podemos encontrar canais de culinária, canais de curso de marketing digital e diversos outros. Entre as diversas funções disponíveis, há a possibilidade de fazer transmissões ao vivo, por exemplo, facilitando a transmissão de programas e shows.


4º – Instagram

Inicialmente, o Instagram foi criado para ser de uso exclusivo dos dispositivos móveis e funcionava como uma exposição de fotografias. Atualmente, além de estar disponível na versão desktop, é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, stories & reels.

Essa rede social é, nos dias atuais, a “queridinha” entre as marcas, pois tem um grande engajamento entre seus usuários, sendo um dos motivos por ser uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

Estas foram as redes sociais mais populares entre os brasileiros. Desde entretenimento à informação e cultura, estes apps agradavam a diferentes públicos e em diferentes regiões. E você, qual é a sua rede social favorita?